Slides raid 5

Published on November 2016 | Categories: Documents | Downloads: 27 | Comments: 0 | Views: 256
of 15
Download PDF   Embed   Report

Comments

Content

63515, Ana Paula Henrique Vieira 200935, Geiza Ferreira Neves 201081, Jéssica Martins da Silva 200982, Patrícia Célia Bighi Ardisson 200295, Priscila Curitiba da Victória

Raid Conjunto Redundante de discos independentes

Um dos grandes atrativos do RAID é a possibilidade de escolher entre diferentes modos de operação, de acordo com a relação capacidade/desempenho/confiabilidade que você pretende atingir.

RAID 5
 Esta

tecnologia começou a ser usada em servidores, porque pode proporcionar uma maior segurança aos arquivos e Sistemas Operacionais.  O RAID 5 é muito usado em servidores de arquivos, banco de dados, processamento de dados, Web, emails...

A informação sobre paridade é distribuída por todos os discos; se um disco falhar, a informação perdida é reconstruída a partir dos dados gravados nos outros discos. Isto causa a lentidão do desempenho de leitura e de escrita.

Para implementação do RAID 5, tem que ter no mínimo 3 discos sendo que um é para paridade. Independentemente da quantidade de discos usados, sempre temos sacrificado o espaço equivalente a um deles.

ARQUITETURAS
 Dedica

o equivalente ao espaço de um disco no volume RAID-5 para armazenar as faixas de paridade, mas distribui as listras paridade em todos os discos do grupo. Os dados e informações de paridade são dispostos sobre o volume de modo que eles estão sempre em discos diferentes.

A tabela mostra a ordem na qual os dados são gravados, que consiste em cinco listras em cinco discos.

Os arquivos são divididos em fragmentos de tamanho configurável e, para cada grupo de fragmentos, é gerado um fragmento adicional, contendo códigos de paridade.

IMPLEMENTAÇÃO
Pode ser implementada por duas maneiras:

Via hardware:


Infelizmente é muito difícil encontrar RAID 5 em placas-mãe de uso doméstico. Implementações em hardware promovem performance garantida, não sobrecarregam o processador e podem suportar vários sistemas operacionais

A implementação é feita através de uma placa de expansão normalmente instalada em slot¶s PCI, PCI-E, PCI-X, bem como a partir da integração de um circuito integrado na placa-mãe.

IMPLEMENTAÇÃO
Via software:






A implementação é feita pelo sistema operacional, que precisa ter implementado no próprio núcleo a utilização de RAID¶s via software. O sistema operacional gerencia o RAID através da controladora de discos, sem a necessidade de um controlador de RAIDs, tornando-a mais barata. Todo o processamento necessário para o gerenciamento do RAID é feito pela CPU. Toda movimentação de dados (leitura e escrita) é feita por uma camada de software que faz a abstração entre a operação lógica (RAID) e os discos físicos, e é controlada pelo sistema operacional.

Vantagens



 

Um volume RAID-5 é significativamente mais eficiente do que um volume espelhado quando um maior número de discos é usado. Maior rapidez com tratamento de paridade. Leitura rápida (porém escrita não tão rápida).

Desvantagens
Em geral, os volumes RAID-5 não são adequados para escrever qualquer trabalho intensivo, já que uma única gravação é capaz de gerar uma leitura de disco de paridade.  O desempenho de gravação de dados é reduzido devido ao cálculo de paridade.  Se um disco falhar, o desempenho de leitura cai, devido à reconstrução necessária .

Fim

Obrigado!!!

Sponsor Documents

Or use your account on DocShare.tips

Hide

Forgot your password?

Or register your new account on DocShare.tips

Hide

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link to create a new password.

Back to log-in

Close